Coleta de dados e educação
O uso de pesquisa e coleta de dados em educação é um mecanismo interessante no processo educativo, podendo apontar deficiências, problemas, apontar soluções e determinar ações que estão ou não dando certo além de outras que poderiam ser adotadas para sanar questões relativas a melhorias nas escolas e no processo educacional, auxiliando gestores a obterem informações qualitativas sobre suas instituições e a tomarem melhores decisões para chegar a um determinado objetivo.
No entanto, os dados não são o início do processo, tampouco o fim: os resultados obtidos por um mecanismo de busca analítica são o meio de uma longa etapa de análise de informação. O bom uso dos valiosos números encontrados pelas coletas de dados vai depender não somente das respostas que eles fornecem, mas das perguntas feitas no início do procedimento. Somente a consciência do que de fato se procura pode levar à resposta final.
Ter um sistema de coleta de dados pode ser um grande diferencial para a instituição de ensino, mas isso não é verdadeiro se não for utilizado corretamente ao longo do tempo. Não basta apenas ter acesso aos dados, é preciso constantemente revisitá-los, não apenas em busca de novas respostas e resultados, mas também para fazer novas perguntas. Apenas o conhecimento do que mostram os dados não transforma a educação, é necessário utilizar essas informações para, a partir daí, implementar mudanças e gerir melhor as formas de instrução e obter os resultados esperados.
Embora a educação seja uma ciência basicamente qualitativa, o bom uso de resultados quantitativos pode incrementar o aprendizado. Não podemos esquecer que, por mais personalizada e centrada no estudante que seja a instituição de ensino, a avaliação por meio de notas e conceitos ainda é amplamente utilizada, até por ser considerado um critério justo e objetivo. Por isso, usar dados de forma inteligente pode fazer com que o aprendizado seja uma experiência mais enriquecedora para o aluno, e não apenas mais eficiente.
Sim, educação sem pesquisa não tem sentido, pois é ela que nos mostra como as coisas estão acontecendo e apontam caminhos para solucionar os problemas.
ResponderExcluir