quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Coleta de dados e educação





Coleta de dados e educação

O uso de pesquisa e coleta de dados em educação é um mecanismo interessante no processo educativo, podendo apontar deficiências, problemas, apontar soluções  e determinar ações que estão ou não dando certo além de outras que poderiam ser adotadas para sanar questões relativas a melhorias nas escolas e no processo educacional, auxiliando gestores a obterem informações qualitativas sobre suas instituições e a tomarem melhores decisões para chegar a um determinado objetivo.  
No entanto, os dados não são o início do processo, tampouco o fim: os resultados obtidos por um mecanismo de busca analítica são o meio de uma longa etapa de análise de informação. O bom uso dos valiosos números encontrados pelas coletas de dados vai depender não somente das respostas que eles fornecem, mas das perguntas feitas no início do procedimento.  Somente a consciência do que de fato se procura pode levar à resposta final. 
Ter um sistema de coleta de dados pode ser um grande diferencial para a instituição de ensino, mas isso não é verdadeiro se não for utilizado corretamente ao longo do tempo. Não basta apenas ter acesso aos dados, é preciso constantemente revisitá-los, não apenas em busca de novas respostas e resultados, mas também para fazer novas perguntas. Apenas o conhecimento do que mostram os dados não transforma a educação, é necessário utilizar essas informações para, a partir daí, implementar mudanças e gerir melhor as formas de instrução e obter os resultados esperados.
Embora a educação seja uma ciência basicamente qualitativa, o bom uso de resultados quantitativos pode incrementar o aprendizado. Não podemos esquecer que, por mais personalizada e centrada no estudante que seja a instituição de ensino, a avaliação por meio de notas e conceitos ainda é amplamente utilizada, até por ser considerado um critério justo e objetivo. Por isso, usar dados de forma inteligente pode fazer com que o aprendizado seja uma experiência mais enriquecedora para o aluno, e não apenas mais eficiente.


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Pensamento livre

Pensamento livre


A formação deficiente dos professores e a falta de conhecimento dos softwares livres limitam seu uso nas escolas por esses não compreenderem a importância cultural, política e filosófica do uso dessas tecnologias nas salas de aula. A possibilidade de executar, estudar, distribuir ou até modificar torna o uso desse tipo de software interessante por alunos e professores, podendo inclusive ser utilizado por toda a comunidade, tornando assim mais democrático o uso das tecnologias e do conhecimento, deixando de ser apenas consumidor de produtos de fora e dominando o uso de tecnologias utilizadas.

Nos softwares privados o conhecimento fica restrito ao seu proprietário, isso por interesses econômicos e financeiros, criando assim meios de controlar a produção, distribuição e conhecimento desses bens imateriais, causando uma escassez artificial desses bens utilizando estratégias como a proteção dos direitos de cópia, o controle do acesso, a obsolescência programada e a associação do produto a outro que tenha valor de troca, garantindo assim a sua lucratividade
O modelo de software livre é baseado na colaboração de inúmeras pessoas ao redor do mundo a partir de uma produção descentralizada, cooperativa e criativa quebrando assim a lógica do mercado e a centralização da informação e do conhecimento, além de estar em constante desenvolvimento, solucionando problemas ou erros que  possam conter, tornando-os mais seguros e robustos, e tornando mais democrático o uso desses bens imateriais.
Trazer esse tipo de software livre para as escolas pode ajudar a inserir o maior número de indivíduos a tecnologias de informação e todo o conhecimento, além de conflitar com o mercado perverso que impõe e limita aquilo que podemos ou não saber e aprender.





Coleta de dados e educação

Coleta de dados e educação O uso de pesquisa e coleta de dados em educação é um mecanismo interessante no processo educativo, ...