quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Inclusão digital ou social?

Inclusão digital ou social?


Acredito que devemos ter bastante cuidado ao utilizarmos o termo exclusão de qualquer maneira que utilizemos. Ao citarmos exclusão social, por exemplo, estaríamos nos referindo a indivíduos que se encontram fora, à margem da sociedade, porém o simples fato de se comunicar, interagir e agir socialmente os insere de alguma maneira na sociedade. O simples fato de estar vivo já os inclui na sociedade e toda essa diferenciação social faz parte da estratégia do capitalismo e mesmo que subordinada, alienada e desvalorizada, sua participação é indispensável para a manutenção do sistema.
O processo de inclusão propõe modelar o indivíduo a um padrão sócio-econômico para que este seja aceito e encaixado na sociedade. Aqueles que não conseguem ou não querem se enquadrar nesses padrões são denominados excluídos.
No mundo globalizado, onde boa parte da produção econômica, atividades governamentais e sociais estão migrando pra rede mundial de computadores é impossível não associar o termo exclusão social com o termo exclusão digital, uma vez que indivíduos mais pobres e prejudicados socialmente não possuem possibilidades de acessar as novas tecnologias.

Diante do que foi exposto fica arriscado falar de inclusão digital antes que qualquer parcela da sociedade tenha acesso a informação, educação e suas tecnologias contemporâneas para que seja possível se transformar em seres capazes de participar e formar opiniões  e assim tornarem-se seres participantes ativamente da sociedade e assim estarem inseridos não só social e digital, mas também moral, econômica e eticamente. 


Coleta de dados e educação

Coleta de dados e educação O uso de pesquisa e coleta de dados em educação é um mecanismo interessante no processo educativo, ...